Projeto de Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística (ASIA): tecendo relações

Carlos Guardado da Silva, Daniel de Melo, Filomena Machado, Helena Neves, Isabel Salgueiro, Natalia Antonia, Rita Gago

Resumo


Na sequência da construção do Plano de Classificação conforme à MEF, e com o objetivo de construir uma ferramenta que efetivamente sirva à gestão da informação, o Grupo de Trabalho MEF/Autarquias tem vindo a desenvolver esforços no sentido de avaliar convenientemente os Processos de Negócio identificados, definindo-lhes Prazos de Conservação Administrativa e Destinos Finais.

Pretende-se que este trabalho de avaliação se construa atendendo às características suprainstitucionais dos Processos de Negócio, garantido a objetividade necessária num trabalho desta responsabilidade. Nesse sentido, destacamos a importância dedicada à análise das relações existentes entre os diversos processos, procurando compreender a sua pertinência para a avaliação, ou seja, em que medida condicionam a definição de Prazos de Conservação Administrativa e de Destinos Finais.

A tipificação e caracterização dos diferentes tipos de relações, a construção e análise da teia relacional em que cada Processos de Negócio se integra, e o enquadramento deste trabalho no projeto de Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística (ASIA), serão apresentados nesta comunicação.

 


Palavras-chave


Ciência da informação, Arquivística, Avaliação da informação arquivística, Processo de negócio, Relação entre processos de negócio

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.