As competências da literacia da informação integradas nos curricula académicos

Carlos Alberto Lopes

Resumo


A unidade curricular “Comunicação e Recursos Bibliográficos” integra o curriculum académico de todos os estudantes do Mestrado de Psicologia Comunitária no ISPA-Instituto Universitário desde o ano letivo 2009-2010, criada no quadro do processo de Bolonha e segundo as diretrizes do Espaço Europeu do Ensino Superior. Trata-se de uma nova disciplina que tem como objetivo potenciar a literacia da informação nos estudantes e o desenvolvimento de competências como pesquisar, selecionar, avaliar, usar e comunicar informação com foco nos processos de investigação. A docência desta unidade é realizada por um profissional da informação integrado e conta com a colaboração dos serviços do Centro de Documentação, que asseguram algumas sessões práticas. Apresentamos, como estudo de caso, um balanço da evolução da unidade curricular – após cinco cursos realizados –, quer nos resultados académicos quer nas repercussões no uso dos serviços e recursos da Biblioteca com ênfase nos seguintes vetores: avaliação da unidade curricular obtida pelos estudantes nos processos de aprendizagem; a importância da integração destes conteúdos em unidades curriculares; e a cultura de colaboração entre os profissionais da informação e docentes/investigadores.


Palavras-chave


Literacia da informação, Competências informacionais, Cultura de Colaboração, Desenvolvimento curricular, Ensino superior

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