As opiniões, necessidades e preferências dos utilizadores das bibliotecas hospitalares: a zona centro de Portugal

Rosa Maria Saraiva, José António Frías

Resumo


O estudo que se apresenta pretende conhecer as opiniões, necessidades e interesses dos utilizadores das bibliotecas hospitalares da zona centro de Portugal. Prevê igualmente determinar a influência de tal serviço na prestação de cuidados ao doente, no exercício da investigação e na formação contínua dos profissionais de saúde.

Metodologicamente, apoia-se na elaboração e aplicação de um questionário nas instituições de saúde capacitadas com biblioteca, que consentiram participar na investigação. As 121 respostas obtidas permitiram a recolha, análise e avaliação de dados sobre a qualidade das instalações e de atendimento, de recursos para acesso à informação, da formação de utilizadores,  entre outros parâmetros.

Os resultados permitem, por um lado, constatar o reconhecimento dos utilizadores sobre a importância do serviço de biblioteca nas instituições de saúde, por outro, comprovar a necessidade da biblioteca hospitalar divulgar e dinamizar os seus serviços junto dos profissionais de saúde, investigadores e comunidade em geral.


Palavras-chave


Bibliotecas hospitalares; Utilizadores; Serviços de biblioteca; Questionários

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.