Salvaguarda e valorização do património audiovisual da Universidade Aberta (UAb)

Madalena Carvalho

Resumo


Um dos desafios do século XXI é o de garantir o acesso e a utilização da informação. Garantir que a informação, produzida ou custodiada hoje pela Universidade Aberta (UAb), permaneça acessível, interpretável e autêntica, para que possa ser interpretada e utilizada pelas gerações futuras, é um objetivo assumido pelos Serviços de Documentação desta Universidade.

Apresenta-se o trabalho de salvaguarda do património audiovisual da Universidade Aberta, efetuada pelo seu Arquivo Audiovisual.

Constituído pela produção interna, bem como pela produção das instituições que a antecederam, este é um acervo muito rico e de características singulares, de interesse para a Instituição mas também para a memória coletiva pois os conteúdos documentam a evolução das ferramentas e dos métodos aplicados ao longo dos tempos nas práticas de ensino a distância em Portugal. O nosso objetivo tem sido o de transformar este acervo num recurso apelativo, dinâmico e eficaz no acesso e disponibilização da informação, assegurar a sua salvaguarda e preservação a longo prazo, e ainda possibilitar de modo eficiente, a partilha e a reutilização dos conteúdos.

Ao ligar o passado ao presente, pretendemos ainda que, internamente, o acervo se constitua como fonte de identidade e pertença, inovação e criatividade.


Palavras-chave


Universidade Aberta; Arquivo Audiovisual; Património audiovisual; Acesso aberto; Recursos educacionais abertos

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.