Projeto ICON - Integração de CONteúdos: para um novo modelo de descrição

Lucília Runa, Francisco Barbedo, Maria José Almeida

Resumo


A descrição arquivística percorreu um longo caminho desde a publicação da ISAD(G) pelo Conselho Internacional de Arquivos, nem sempre isento de problemas, como a compatibilização com novos conceitos de sociedade tecnologicamente mediada.

A massificação da Internet e a web semântica determinam a representação de conhecimento num universo de discurso cada vez mais alargado, esbatendo barreiras entre comunidades de prática: o mundo tornou-se relacional, e do estabelecimento e contextualização dessas relações depende a eficácia da descoberta/reutilização da informação.

Assim surgiu, na DGLAB, o projeto ICON, que analisou modelos alternativos aos da ISAD(G) e normas conexas que permitissem ampliar a capacidade de representação da realidade de forma conectada e pluralmente relacionada.

AISO 21127:2014 - CIDOC-CRM, surgiu como muito promissora, com potentes capacidades de representação do universo de discurso cultural, e em consonância com o novo modelo de descrição, ainda em fase de desenvolvimento, do ICA - RiC-CM.

O projeto incluiu a elaboração de modelos de dados baseados no CIDOC-CRM, adaptados à realidade da DGLAB. Relata-se o processo de análise e translação de um modelo para outro, respeitando os princípios arquivísticos, sem comprometer a capacidade relacional inerente a uma maior compreensão do mundo no qual os arquivos se integram.


Palavras-chave


arquivos; descrição arquivística; modelos de dados; normas de descrição

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.