O valor económico das Bibliotecas de Ensino Superior

Maria Dulce Rosário Correia, Maria Beatriz Marques

Resumo


Introduz-se o conceito de valor económico e contextualiza-se a importância do seu uso como ferramenta estratégica de gestão. Analisam-se os efeitos da crise económica e financeira em Portugal, nomeadamente os fortes constrangimentos orçamentais e a vigorosa concorrência dos mercados e dos organismos entre si, empolada pela consolidação do pensamento neoliberal e do aparecimento de uma nova filosofia de governança pública, o New Public Management.

Assume-se que a procura de vantagens competitivas impõe que as bibliotecas do ensino superior, assumam uma postura dinâmica e flexível na procura de novas soluções para a sua sustentabilidade, sem desvirtuar a sua natureza e missão.

Procurou perceber-se se, perante a necessidade de informação científica e técnica (ICT) para suportar os processos de inovação no seio das empresas, se justificaria a criação de um Serviço de ICT prestado pelas bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria e pago pelos seus potenciais clientes. Para tal, recorreu-se à metodologia de investigação qualitativa, mais especificamente ao método de estudo de caso, e selecionou-se uma amostra não-probabilística e intencional de empresas da região de Leiria.

 Os resultados da investigação desenvolvida permitiram concluir sobre a validade da proposta de criação de um Serviço de ICT para empresas nas Bibliotecas do IPLeiria.


Palavras-chave


New Public Management; Sustentabilidade financeira; Serviços de valor acrescentado; Bibliotecas do ensino superior

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.