Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior: que impacto, que transformação?

Tatiana Sanches, Teresa Costa, Pedro Príncipe, André Viera, Susana Lopes, Maria José Aurindo, Teresa Alcobia Martins

Resumo


Esta comunicação pretende refletir sobre a dinâmica gerada pelo documento orientador Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior. O trabalho de investigação é parte de uma ação mais abrangente levada a cabo pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior, da BAD, que pretende implicar os bibliotecários na construção de uma área profissional interventiva e transformadora. As recomendações tiveram em conta a área da formação de utilizadores, em particular em literacia da informação; a área da gestão de conteúdos digitais, incluindo dados e produção científica; e a área do apoio direto aos alunos, docentes e investigadores, não descurando os aspetos da gestão dos espaços e dos recursos de informação no seu todo. Dois anos volvidos da sua publicação e divulgação em larga escala, interessa compreender até que ponto este documento foi recebido e introduzido nas práticas e experiências das bibliotecas, aferindo-se o seu impacto através de um inquérito às bibliotecas do ensino superior em Portugal.


Palavras-chave


Bibliotecas Universitárias; Recomendações; Políticas de Informação; Boas Práticas

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