Cuidar da memória, do futuro e da sustentabilidade: comparar estratégias profissionais

Leonor Gaspar Pinto, Paula Ochôa

Resumo


Esta comunicação utiliza o método comparativo para debater as estratégias profissionais necessárias ao sector de Informação-Documentação para garantir o alinhamento de três áreas indissociáveis: a memória, o estudo do futuro e a sustentabilidade. O estudo foi realizado no âmbito do Projeto BPS - Bibliotecas Públicas e Sustentabilidade: Recolha de Evidências da Contribuição para os ODS [Project PLS - Public Libraries and Sustainability: Gathering Evidences of Contribution to SDGs)], desenvolvido na NOVA FCSH, desde 2016. São considerados cinco casos (Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Espanha e Portugal) e quatro documentos estratégicos: The future now: Canada’s libraries, archives, and public memory (Royal Society of Canada, 2014), Taking libraries to 2025: the future of libraries report (LIANZA, 2015), The future of the LIS profession (ALIA, 2014) e Prospectiva 2020: las diez áreas que más van cambiar en nuestras bibliotecas en los próximos años (Consejo de Cooperación Bibliotecaria. Grupo Estratégico para el Estudio de Prospectiva sobre la Biblioteca en el Nuevo Entorno Informacional y Social, 2014). Os resultados revelam e permitem compreender a importância da realização de estudos prospetivos, destacando ainda os efeitos da sua ausência no caso português.


Palavras-chave


Profissão Informação Documentação, Memória, Estudos do futuro, Sustentabilidade, Método comparativo

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