Panorama formativo profissional em promoção da leitura e literacias nas bibliotecas públicas municipais da Área Metropolitana de Lisboa

Vera Maria Silva

Resumo


Na investigação Promoção da leitura nas bibliotecas públicas municipais na Área Metropolitana de Lisboa[1] (AML), uma das dificuldades mais sinalizadas pela amostra foi a insuficiência de recursos humanos para afectar a práticas de  promoção da leitura (PL) e sua mediação. Esta rarefacção quantitativa é, em diversas bibliotecas, acompanhada por situações de impreparação técnica dos  profissionais de informação envolvidos na PL e literacias. Face a este quadro pretende-se apresentar o panorama das competencias técnicas e profissionais identificadas nestas bibliotecas e o da oferta formativa no âmbito da PL nos cursos de ciências da informação e documentação, factores que poderão apresentar alguma interacção e reflexos nos resultados identificados nos processos de selecção, concepção, operacionalização e mediação de práticas de promoção da leitura (PPL) disponibilizadas e, porventura, nos segmentos de público focalizados pelas PPL destas bibliotecas públicas municipais (BPM).


[1] Sobre a investigação,  vd. apresentação  de Silva e Vaz (2014), What and why a  research about reading promotion on public. libraries in the Metropolitan Area of Lisbon . Disponível em https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-14136-7_63 


Palavras-chave


bibliotecas públicas, promoção da leitura, formação técnica, investigação qualitativa

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