Crenças epistemológicas e evolução da profissão de Informação-Documentação

Paula Ochoa

Resumo


É objetivo deste trabalho contribuir para a discussão da problemática do desenvolvimento de competências em Ciência de Informação, dando especial relevo ao papel das crenças epistemológicas resultantes da formação ministrada no Ensino superior em Portugal e as suas implicações na evolução da profissão de Informação Documentação. São analisadas as crenças e posicionamentos epistemológicos dos alunos em Gestão e Curadoria de Informação, utilizando três artigos escritos em cocriação pelos alunos (2014, 2016 e 2017). A análise revela as diferentes abordagens desenvolvidas sobre o perfil do gestor e curador da informação, refletindo uma mudança progressiva ao nível da influência dos currícula e do alargamento do discurso interdisciplinar, o que permitirá no futuro próximo fazer avançar, apoiar e promover o conhecimento e a atuação profissional nas áreas interdisciplinares da Ciência da Informação.

 


Palavras-chave


Profissão de Informaçao Documentaçao, epistemologia pessoal, crenças epistemológicas, gestão e curadoria de informação

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