Construir pontes e capital social: contribuição de um estudo de marketing das bibliotecas e arquivos na região do Algarve

Maria Armanda Salgado, Maria Margarida Vargues, Sónia Negrão, Gaspar Matos

Resumo


Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer os resultados aferidos a partir do estudo de marketing realizado no âmbito da Delegação Regional do Sul da BAD - Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas no período de 2015. Apresentam-se os objetivos deste estudo; a metodologia utilizada e o universo em análise: bibliotecas públicas e arquivos da região do Algarve (Portugal). Explicita-se qual o método utilizado para apurar os resultados pretendidos, através da clarificação das dimensões que estiveram na base da redação do questionário. Este foi aplicado em papel, depois de desenhado com base na revisão da literatura e na caracterização da população. A análise descritiva dos dados foi feita recorrendo ao Excel, sendo a análise das variáveis realizada com o SPSS v. 22.0. Obtiveram-se cerca de 1000 respostas em 11 concelhos, e em cinco não foi possível a aplicação do questionário. Para o total dos utilizadores de biblioteca e arquivo respondentes há uma apreciação positiva dos serviços prestados e dos seus profissionais. As razões para a não frequência devem-se em parte ao desconhecimento do espaço ou serviço, e ao horário praticado. Os resultados mostram que é necessário reafirmar e difundir a boa perceção que os utilizadores têm dos espaços, serviços e seus profissionais, e que é necessário divulgar a existência dos mesmos, sobretudo, junto dos não utilizadores, em prol da valorização do capital social destas instituições.


Palavras-chave


Estudo de marketing; Profissionais da Informação e da Documentação; Bibliotecas; Arquivos; Capital social

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.