A gestão do email organizacional: propostas para a definição de diretrizes

Ana Lúcia Terra

Resumo


Esta comunicação visa apresentar as orientações para a gestão do email organizacional emanadas de seis instituições com funções no âmbito da definição de políticas arquivísticas nacionais, refletindo sobre as componentes adequadas para a definição de uma política global deste tipo de correspondência organizacional. Assim, poder-se-ão identificar os aspetos distintivos e as semelhanças das diretrizes criadas na Bélgica, Brasil, Canadá, EUA, França e Reino-Unido. A importância da definição e aplicação de políticas de email para a melhoria do desempenho organizacional é enfatizada, integrando-a numa abordagem global à gestão da informação. O email é perspetivado como um sistema sociotécnico que molda substancialmente o modo como a informação é criada, recebida e usada pelas organizações na consecução da sua missão, objetivos e atividades, sublinhando-se as vantagens e as problemáticas resultantes do seu uso. Conclui-se com a apresentação de uma proposta preliminar de sistematização e de síntese das componentes a incluir num documento definidor de uma política de gestão do email organizacional.

 


Palavras-chave


email, gestão do email, políticas de gestão do email, gestão da informação

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