A aplicação do PCIAAL na Câmara Municipal de Sines

Sandra Patrício, Carmen Francisco

Resumo


A Câmara Municipal de Sines iniciou, em 2016, um processo de modernização administrativa que tem como objectivo tornar a autarquia mais eficiente.

Desde o dia 4 de Julho de 2016 toda a autarquia adoptou o Plano de Classificação de Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL), e em simultâneo, uma nova estrutura dos serviços e uma nova solução de gestão documental entraram em vigor.

Desta estratégia fez parte também a criação do Balcão Único, que agrega num único espaço físico o atendimento e o início dos procedimentos administrativos, o qual entrou em funcionamento no dia 3 de Maio de 2017.

Esta comunicação tem como objectivo descrever e avaliar o processo de adopção deste plano de classificação, assim como os seus impactos na organização, quer no que respeita ao seu funcionamento interno, quer às dificuldades de implementação da nova filosofia e metodologia de trabalho que o PCIAAL exige.


Palavras-chave


Sistema de Arquivo Electrónico; Plano de Classificação da Informação Arquivistica para a Administração Local; Município de Sines; Modernização Administrativa

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.