(Con)Vencer em rede: a união faz a força - valorização de experiências

Carla Eiriz, Helena Neves, Sandra Patrício, Vítor Marinho

Resumo


Pretende este póster sensibilizar para a importância da criação de redes de arquivos, com o objetivo de reunir experiências e conhecimentos na conceção de políticas estratégicas, que resolvam problemas e dificuldades locais, como forma de valorização e aproximação das mesmas.

Nesta perspetiva, e conscientes na sociedade de informação em que vivemos, a participação da sociedade em rede ajuda na partilha de experiências, bem como na formulação de sinergias de forma a estabelecer prioridades e uma maior coesão nos Arquivos, na afirmação da Profissão e dos Profissionais.

Neste sentido, o crescimento e desenvolvimento de projetos de trabalho colaborativo em rede na área dos arquivos é um plano estratégico, que pretende estabelecer metas claras e concretas a serem atingidas de forma a promover a cidadania e a governança participativa. Sensibilizando e promovendo a cooperação e as relações com a administração local ou central, com grupos ou empresários específicos, para a importância dos arquivos e da profissão.

Como exemplos práticos já constituídos, destacam-se as redes de arquivos do Alto Minho, Aveiro, Alentejo e Algarve.


Texto Completo:

Resumo Poster

Apontadores

  • Não há apontadores.