Literacia informacional e mediática no mundo digital e em contexto de ensino profissional: novo mito ou plano necessário de acção?

Maria Otília Pereira Lage, Ana Margarida Dias

Resumo


Este texto pretende analisar a importância crescente que a literacia informacional assume na contemporaneidade, era da informação e da sociedade cognitiva, reportando à “geração Google”. Esboçamos “uma proposta/plano de promoção da Literacia Informacional e Mediática no mundo digital” com base em relatórios da EU e da UNESCO e numa profusão de disposições e recomendações do Parlamento e do Conselho europeus. Analisamos as competências-chave requeridas aos alunos e sua importância na aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em contexto de formação profissional BAD. This paper intends to examine the increasing importance of information literacy takes in contemporary times, the information age and knowledge society, referring to the "Google generation". We outline "a proposal / plan to encourage the Informational and Media Literacy in the digital world" based on reports from European Union and UNESCO, and a profusion of rules and recommendations of Parliament and the Council of Europe. We analyze the key competencies required to students and its importance in lifelong learning, particularly in the context of professional training (libraries, archives and documentation centres).

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