Estratégias de valorização social do papel das bibliotecas públicas europeias na Aprendizagem ao Longo da Vida

Leonor Gaspar Pinto

Resumo


Esta comunicação pretende discutir as principais estratégias de valorização social do papel das bibliotecas públicas europeias na Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) à luz das dinâmicas e resultados gerados pelo Projecto ENTITLE. Nesse sentido, após a breve apresentação deste projecto comunitário, são analisadas cinco áreas-chave de intervenção: Estratégias, políticas e defesa das bibliotecas públicas e da ALV, Ambiente de aprendizagem, Recursos, Avaliação dos impactos das bibliotecas públicas na aprendizagem e Identificação e disseminação de boas práticas.
A propósito da primeira área de intervenção estratégica são apresentadas as principais recomendações dirigidas às entidades financiadoras e gestoras, bem como aos gestores e defensores das bibliotecas públicas.
No quadro da segunda área de intervenção, são discutidas algumas das características essenciais à criação de ambientes de aprendizagem adequados ao conceito de biblioteca pública como “Núcleo Local de Aprendizagem”.
A existência de recursos financeiros e humanos adequados à promoção de incitativas de ALV e, sobretudo, a disponibilização de um conjunto mais complexo de competências nas equipas, são aspectos analisados ao nível da terceira área de intervenção estratégica proposta.
A defesa do papel das bibliotecas públicas no território da ALV deve encontrar um forte apoio na gestão de evidências, nomeadamente na utilização de uma metodologia para avaliação dos efeitos/impactos destas organizações na aprendizagem. Correspondendo esta à quarta área de intervenção estratégica, é apresentada e discutida a metodologia que suporta a aplicação do modelo GLO (EGA).
A última área de intervenção estratégica relaciona-se com a identificação e disseminação de boas práticas ao nível da intervenção das bibliotecas públicas no campo da ALV, permitindo a apresentação de um conjunto seleccionado de exemplos para cada uma das áreas de intervenção anteriormente analisadas.
Por fim, são apresentadas algumas hipóteses de intervenção que podem permitir potenciar à escala nacional os resultados do Projecto ENTITLE.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.