Rede de Bibliotecas Escolares

Teresa Calçada

Resumo


Em 1996 foi criado por decisão dos Ministros da Cultura e da Educação um programa de instalação de uma Rede de Bibliotecas Escolares nas escolas de todos os graus de ensino como resposta a uma necessidade sentida pelos profissionais de ensino e enunciada como tal quer em textos oficiais quer em estudos sobre a educação e práticas culturais.
Ao Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares cabe a coordenação e execução de um projecto que possibilite dotar as escolas com bibliotecas escolares entendidas como centros de recursos básicos do processo educativa. Trata-se da criação de centros multimédia de livre acesso, organizados segundo princípios e requisitos mínimos que devem ser respeitados na definição dos espaços, equipamentos e mobiliário, fundos documentais, modos de funcionamento e gestão.
0 Ministério da Educação e as escolas, de parceria com as Câmaras Municipais, e com o apoio privilegiado das Bibliotecas Municipais, lançarão as bases das redes concelhias de leitura, favorecendo a aquisição de competências de informação e conhecimento.

 


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.