Bibliotecas digitais: novos desafios e oportunidades

José Borbinha

Resumo


Do recente desenvolvimento dos computadores e das telecomunicações tem emergido uma nova realidade, a que se convencionou chamar "Sociedade da Informação". Tal caracteriza-se por novos paradigmas de produção e disseminação de informação, com implicações profundas nas instituições que tradicionalmente se posicionam entre os agentes produtores e os destinatários finais dessa informação, tais como por exemplo os editores, livrarias, bibliotecas, jomais, estações de rádio e televisão, etc. Relativamente às bibliotecas, tem-se discutido neste contexte o conceito de "biblioteca digital", sendo defendidos cenários entre os extremes de uma simples adaptação das instituições tradicionais até ao completo desaparecimento das mesmas, emergindo a "biblioteca digital" como algo completamente novo.
0 presente artigo discute alguns dos principals cenários aventados para a biblioteca digital, concluindo-se com uma perspectiva em que se defende um modelo final suportado pelas instituições tradicionais. A estas será no entanto exigido agora um maior dinamismo e iniciativa no seu relacionamento com os produtores e consumidores de informação, ao mesmo tempo que tem de lidar com novas questões e cenários relativos à selecção, recolha, organização e preservação dessa informação.
Tentando concretizar, discute-se ainda a realidade nacional, apresentando-se casos de iniciativas em curso ou planeadas, com destaque para projectos envolvendo o INESC e a Biblioteca Nacional.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.