Accesibilidad y protección de datos en servicios bibliotecarios actuates

Margarida Perez Pulido, Aurora Gomez Pantoja

Resumo


No âmbito das bibliotecas, o direito dos usuários frente à privacidade e o dever de manter confidencialidade por parte dos bibliotecários refere-se à capacidade de restringir o acesso a certa informação considerada pessoal. Geralmente, os códigos deontológicos dos bibliotecários aplicam este direito para todo o processo informativo (informação solicitada, material consultado e os resultados da pesquisa), e tem repercussão também sobre actuações mais concretas, das quais poderiam ser um exemplo:
- Manter o segredo de toda informação obtida, exepto se a lei exigir a sua revelação.
- Respeitar os termos nos quais é produzida uma doação.
- Não re-utilizar informação solicitada para o benefício pessoal ou profissional.
- Oferecer seguridade sobre os dados pessoais e a sua utilização posterior.
Com a introdução das tecnologias da informação nos processos bibliotecários, os professionais tornaram-se usuários assim como exploradores duma tecnologia aplicavél a uma grande quantidade de operações, permitindo a criação de ficheiros e base de dados com informação processada automaticamente relativa a registros de usuários, a empréstimos ou a pesquisas que respondam a tal informação.
As tecnologias da informação, ao mesmo tempo que agilizam o processo de dados, facilitam que informações puntuais, fornecidas separadamente pelos usuários, possam ser reunidas a ter uma utilização diferente daquela para que foram recolhidas. Éimperativo portanto, uma boa gestão e prática da proteção de dados nas bibliotecas.
Este trabalho tem como objetivo mostrar os três princípios básicos sobre os quais deveria apoiar-se o tipo de gestão mencionado anteriormente: acercamento ao conceito de privacidade e confidencialidade em bibliotecas, o conhecimento das opções legais e as obrigações éticas dos bibliotecários. Pretende-se assim uniformizar o papel dos profissionais das bibliotecas nesta área de interesse além de favorecer uma boa prática.


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