O profissional da informação: contributos para a sua identidade e missão

Maria Ernestina Castro

Resumo


Tem o profissional da informação consciência da sua identidade profissional? 0 que distingue a sua profissão de todas as outras? 0 que lhe é pedido que faça e que não é pedido a outros? Muitos dos profissionais desta área não a escolheram por opção, isto é, por conhecimento do seu conteúdo e por decisão em liberdade. Gostaram e ficaram. Não gostam mas não têm outra alternativa. Tentar responder a esses posicionamentos é o que se pretende com esta comunicação.

Toda a actividade profissional se projecta na sociedade, no mundo, e será tanto mais eficaz quanto mais clara for a noção do seu papel, da particularidade da sua função. Também uma actividade profissional nasce e se desenvolve por imperative dessa mesma sociedade e quanto maior consciência tiver o profissional do que dele se espera, maior a sua capacidade de resposta. A identidade profissional gera coerência na acção, cria relações solidárias e unidade entre os mesmos profissionais. A sociedade reconhece a profissão, confere-lhe credibilidade e exige o cumprimento da sua missão.


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