Qualidade e avaliação curricular em biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores

Vera Beraquet, Renata Ciol, Regina Celia Stefani, Maria Lygia Cardoso Kopke Santos, Maria José Ribeiro dos Santos Guimarães

Resumo


Recentes mudanças na legislação do ensino superior no Brasil, bern como as transformações que vem ocorrendo neste final de século no país e no mundo, trazem novas desafios as instituições formadoras de profissionais, dentre os quais a necessidade urgente de melhor sintonia com o meio de atuação (mercado de trabalho) de seus egressos. Esta pesquisa teve como objetivos: a) identificar qual tern sido o desempenho do Curso de Graduação em Biblioteconomia da PUC-Campinas; b) verificar se existe congruência  entre a formação profissional proporcionada pela FABI/PUCCAMP e a prática de seus egressos; c) conhecer  a avaliação que os docentes fazem de seu próprio trabalho e d) identificar as principais expectativas das organizações empregadoras quanta ao perfil e atuação do profissional da informação. Os dados necessários à pesquisa foram coletados por meio de questionários (questões abertas e fechadas) junto aos egressos de 1991 a 1995, junto aos atuais docentes da área específica e por meio de entrevistas estruturadas junto aos empregadores em diversos tipos de instituição. Espera-se que os resultados desta pesquisa venham a contribuir para o avanço na avaliação qualitativa das características e tendências da relação Ensino-Formação profissional-Mercado de trabalho na área de Biblioteconomia e Ciência da lnformação.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.