Infoliteracia na FEUP: uma visão de processo

Cristina Sousa Lopes, Teresa Oliveira Ramos

Resumo


A biblioteca da FEUP tem vindo a promover a infoliteracia como uma estratégia agregadora dos vários tipos de intervenção junto da comunidade em que está inserida. Partindo do conceito de infoliteracia esta comunicação tem por objetivo analisar a sua dimensão prática, tendo-se escolhido para a sua concetualização uma abordagem por processos em que é feita uma descrição do processo de infoliteracia implementado na FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Procura-se dar a conhecer a forma como o processo de infoliteracia intervém, atua e contribui para a transformação dos estudantes em termos de competências, conhecimentos e comportamentos no que toca à informação como recurso de valor que usam nas suas atividades curriculares ao longo do seu percurso académico. Considerou-se um processo principal - “Processo de infoliteracia na FEUP” - que se decompõe em 4 subprocessos: i) serviços de apoio e descoberta, ii) formação regular e iii) formação à medida e iv) formação e-learning.
É discutida a avaliação do processo fazendo-se referência aos mecanismos de avaliação implementados, incluindo a definição de indicadores de processo e de indicadores de resultado, de natureza quantitativa e qualitativa e um estudo que usou a metodologia de análise por impactos para avaliação do processo. É ainda feito um balanço apresentando algumas dificuldades e sucessos inerentes ao processo, sendo referidos na conclusão alguns desenvolvimentos futuros e desafios que se prefiguram para o processo de infoliteracia na FEUP.


Palavras-chave


Infoliteracia; Literacia da Informação; Gestão de processos; Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Bibliotecas universitárias

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.