Identidade e Mudança: projectos de intervenção e empreendedorismo social em bibliotecas para captação de novos públicos

Vera Maria Silva

Resumo


Abordam-se estratégias e procedimentos no âmbito do empreendedorismo social, destacando o seu potencial de ferramenta útil para as bibliotecas públicas concretizarem o seu papel social, obterem reconhecimento na esfera pública, afirmarem-se na comunidade e ultrapassarem a dificuldade de captar novos públicos. Evidenciam-se potencialidades de estratégias empreendedoras em parcerias sociais e processos de gestão da inovação, aspectos pertinentes no actual contexto de incerteza e mudança. Faz-se um enquadramento da realidade social da leitura e uso das bibliotecas; constata-se como o empreendedorismo social pode ser uma valia; enunciam-se tópicos articuladores do conceito de empreendedorismo social; reflete-se sobre o interesse do seu desenvolvimento em processos de gestão; fundamenta-se a pertinência de práticas de empreendedorismo social ocorrerem em bibliotecas; sustenta-se como tal é coerente com a sua visão, missão e valores. É disso exemplo o projecto DAR de VOLTA, activo desde 2006 na Biblioteca Municipal do Seixal. Dele resultou, até ao momento, a oferta de 128.915 manuais escolares, a entrega de 70.473, o que representou para as famílias uma poupança de 1.394.282€. O projecto revelou-se uma oportunidade para a biblioteca ser mais conhecida junto de potenciais utilizadores, conquistar novos leitores e ser reconhecida pela comunidade. Assistiu-se, também, à migração deste projecto de empreendedorismo social para outras bibliotecas públicas.

Palavras-chave


Papel social da biblioteca pública; projectos de intervenção social; empreendedorismo social; gestão da mudança

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