Estratégias de gestão baseada em evidências: investigação e prática em serviços de informação

Paula Ochoa, Leonor Gaspar Pinto

Resumo


Inspirada na Medicina Baseada em Evidências (EBM), o conceito de prática baseada em evidências tem vindo progressivamente a ganhar terreno na literatura da área da Ciência da Informação – a Evidence-based Librariansip (EBL), ou seja, a Biblioteconomia Baseada em Evidências. Este movimento procura melhorar a prática profissional na área da Biblioteconomia / Ciência da Informação pelo recurso a evidências produzidas pela investigação.
Esta comunicação tem por objectivo analisar algumas estratégias de gestão baseada em evidências que, aliando investigação e prática, têm vindo a ser aplicadas em serviços de informação, apresentando três perspectivas da investigação sobre o funcionamento da biblioteca e os seus impactes:
• nos utilizadores
• na qualidade dos serviços
• nos stakeholders (partes interessadas)
São apresentados casos práticos em bibliotecas portuguesas, abrangendo várias áreas:
• Construção de sistemas integrados de avaliação do desempenho
• Satisfação dos utilizadores
• Políticas de gestão da Qualidade
• Políticas de gestão do conhecimento
• Benchmarking

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