Posicionamento das bibliotecas universitárias no Espaço Europeu de Ensino Superior: estúdio da percepção dos estudantes universitários

Viviana Marcial

Resumo


Com a criação do Espaço Europeu de Ensino Superior o papel das bibliotecas universitarias recebeu um novo e um renovado valor. O processo da instruçãoaprendizagem baseado no desenvolvimento das competições e do papel ativo do estudante, faz da biblioteca um fator chave para o acesso ao conhecimento.
Estima-se que as bibliotecas da universidade joguem um papel importante no sistema de universidade. Mas no tempo atual a biblioteca da universidade é pouco usada pelos estudantes. Diversas razões causam esta situação. Um destes é a preferência por Internet, no indivíduo Um destes é a preferência por Internet, em particular de determinados motores de busca, como meios de pesquisa e recuperação de informação.
Outro fator que tenha uma influência grande no uso das bibliotecas é a ausência dos meios eficaz da promoção dos serviços destas organizações. Elo provoca que os jovens têm uma imagem e atitude negativa da biblioteca universitária.
Neste trabalho aparecem os resultados de um estudo feito na população universitária. Por meio da técnica do questionário foi tentado relacionar três fatores. Esta é a imagem da biblioteca, as necessidades da informação e o uso da biblioteca.
A investigação tem como a hipótese que a imagem que têm os estudantes da universidade da biblioteca impede que considerem estes como meios eficazes para o acesso à informação. Baseado no conceito posicionamento, o estudo tenta investigar como a imagem e os preconceitos dos estudantes influenciam o comportamento dos estudantes da universidade.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.