Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares - A experiência das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Sofia Pinto

Resumo


Tal como é designado pelo Manifesto da IFLA/UNESCO, a Biblioteca Escolar deve desenvolver nos alunos competências a nível de aprendizagem, tecnologias de informação e literacia que lhes estimule a imaginação e que permita formar cidadãos responsáveis.

Qual o papel/intervenção das Bibliotecas Municipais e dos serviços do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) nas Bibliotecas Escolares? Qual a importância destes serviços e das Bibliotecas Escolares?

Que papel para os “professores bibliotecários” e para os bibliotecários? Como fazer para que uma Biblioteca Escolar não seja um corpo estranho dentro da própria escola?

Este pretende ser um documento de reflexão sobre a experiência deste tipo de serviços no Concelho de Oeiras.

O grande propósito do SABE de Oeiras é garantir o desenvolvimento sustentado da Rede de Bibliotecas Escolares de Oeiras. Este desenvolvimento é efectuado através de um conjunto de medidas, tais como: os incentivos à reflexão e aos debates, ao apoio técnico prestado às Bibliotecas Escolares, à promoção da partilha de recursos, aos incentivos à promoção da leitura, à cooperação em projectos de promoção de leitura e na área das TIC, formação de docentes, divulgação de boas práticas, partilha de soluções e ideias, produção de documentos resultantes do trabalho de grupos de trabalho com temáticas específicas.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.