Avaliação das bibliotecas digitais Perseus e Virginia Tech: análise comparativa de sistemas de pesquisa e recuperação de informação

Maria José Catarino Amândio

Resumo


A presente comunicação assenta no propósito geral de analisar comparativamente duas bibliotecas digitais, recursos e serviços de informação e, em particular, explorar as modalidades de funcionamento dos seus sistemas de pesquisa e recuperação de informação.

Como enquadramento teórico destaca-se a importância da organização e gestão de colecções digitais no contexto educativo. Numa primeira fase, analisam-se processos e metodologias de avaliação aplicados às bibliotecas digitais e também aos sistemas de pesquisa e de recuperação de informação. Em função desta análise, não só se definem perguntas de avaliação e critérios de apreciação como também os instrumentos de recolha, análise e interpretação de dados. Esta reflexão direcionas e para o caso de estudo comparativo das bibliotecas digitais Virginia Tech Digital Library and Archives (VTDLA) e Perseus Digital Library (Perseus), ambas consideradas como bibliotecas digitais educativas de referência a nível internacional.

Em função dos estudos desenvolvidos, realiza-se uma dupla abordagem avaliativa da VT-DLA e Perseus, quer centrada na biblioteca e áreas de desenvolvimento gerais como centrada nos utilizadores-destinatários, atendendo à descrição de conteúdos dos objectos digitais, interface de interacção com os utilizadores, interface de pesquisa e recuperação de informação e informação de apoio ao utilizador.

Por fim, a partir da identificação de padrões de similaridades e diferenças entre as duas bibliotecas em estudo, perspectivam-se algumas recomendações e propostas de melhoria relacionadas com a avaliação de desempenho e as funcionalidades em termos da interface de interacção e de pesquisa de informação.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.