Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa: considerações sobre a gestão de colecções

Fernanda Eunice Figueiredo, Maria Carla Proença

Resumo


A comunicação tem como objectivo contribuir para a análise das colecções da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa (BLX) mediante o seu estudo, enquadrando a situação das mesmas no âmbito das diferentes estratégias e dinâmicas de gestão que lhes têm sido aplicadas.

Procede-se a um breve enunciado do tema da gestão de colecções no contexto das bibliotecas públicas, como forma de enquadramento da actual situação das colecções das bibliotecas municipais de Lisboa.

Caracterizam-se, sumariamente, as referidas colecções e seu actual modelo de gestão. Anunciam-se os dados resultantes de uma análise em que foram aplicados métodos de avaliação das próprias colecções, mediante o uso de estatísticas e a comparação com listas. Efectuou-se uma segmentação, visando a identificação de dinâmicas de relação entre colecções das BLX e o universo dos seus utilizadores.

Tais resultados possibilitam um conhecimento empiricamente validado sobre aspectos relacionados com o actual processo de gestão de colecções, o qual se pretende venha a contribuir para a avaliação mais aprofundada das colecções e a reformulação das orientações /procedimentos em uso.

Em conclusão, identificam-se os pontos fracos e apresentam-se os eixos de uma futura política de gestão de colecções no âmbito do plano de redefinição do actual sistema de bibliotecas municipais de Lisboa.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.