Melhorar e promover o valor da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa: uma abordagem centrada na avaliação do desempenho (2003-2006)

Leonor Gaspar Pinto, Paulo Silva, Fernanda Eunice Figueiredo

Resumo


Procurando responder à tendência emergente de avaliação do desempenho dos organismos da Administração Pública portuguesa, o Departamento de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa iniciou, em 2003, um Programa Integrado de Avaliação do Desempenho da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa (PAD-BLX). Este Programa têm como principais objectivos: desenvolver na Rede uma cultura organizacional de avaliação centrada nos clientes e contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços disponibilizados por esta Rede aos seus clientes. O desenvolvimento deste programa tem como estratégiachave a implementação de um Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho.

Esta comunicação centra-se no processo de desenvolvimento e implementação do Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho BLX (2003-2006), sendo atribuído particular destaque ao eixo de acção alicerçado na selecção, validação e operacionalização de Medidas e Indicadores de Desempenho BLX.

São ainda brevemente apresentados os outros eixos de acção do PAD-BLX, designadamente: Qualidade de serviço e satisfação dos utilizadores, Iniciativa Gestão do Conhecimento e Melhoria Contínua SATT.

Por fim, é feito o balanço do PAD-BLX, sendo examinado o seu papel na melhoria continua e na promoção do valor social da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.