A melhoria contínua como foco estratégico: a experiência do Serviço de Aquisições e Tratamento Técnico da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa

Sofia Santos, Conceição Santos, Fernanda Eunice Figueiredo, Maria João Veiga, Luz Seixas, Perpétua Fernandes, Leonor Gaspar Pinto

Resumo


No contexto presente em que é grande o interesse e a pressão politica para que o desempenho da Administração Pública (central e local) seja avaliado, o tema da gestão da qualidade, não só mantêm a sua actualidade, como continua a prefigurar-se como uma estratégia eficaz para fazer fase aos desafios de rigor nas despesas e de valorização social dos serviços públicos, designadamente das Bibliotecas.

No âmbito das múltiplas abordagens teóricas e práticas que encontramos na vasta literatura sobre a avaliação do desempenho e da qualidade em Bibliotecas e serviços de informação, área específica dos serviços técnicos tem merecido um menor destaque. Assim o principal objectivo desta comunicação é apresentar a Iniciativa Melhoria Contínua que tem vindo a ser desenvolvida, desde Fevereiro de 2006, pelo SATT – Serviço de Aquisições e Tratamento Técnico, no quadro do Programa de Avaliação do Desempenho da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Começa-se por fazer uma breve caracterização organizacional e funcional do SATT no quadro da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa, referindo-se seguidamente o seu enquadramento no Programa de Avaliação do Desempenho desta Rede.

São descritas e discutidas as metodologias de Gestão da Qualidade e melhoria contínua utilizadas, designadamente: foco no cliente; ferramentas de diagnostico estratégico; abordagem por processos; medição, análise e melhoria do desempenho.

Por fim, é feito o balanço dos resultados da iniciativa Melhoria Contínua, sendo discutidos possíveis desenvolvimentos futuros.


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