Formação, perfil e competências do profissional da Informação

Armando Malheiro Silva, Fernanda Ribeiro

Resumo


A partir dos anos setenta do século XX, o desenvolvimento e consagração da Sociedade da Informação trouxeram, inevitavelmente, novos problemas e novos desafios para os profissionais das bibliotecas, dos arquivos, da documentação, dos serviços de informação latu sensu. A uma perspectiva tradicional, assente na noção estática de documento (suporte material estável), começou a contrapor-se/sobrepor-se uma outra visão, inequivocamente centrada na Informação, com consequências múltiplas, quer do ponto de vista disciplinar, quer no exercício da profissão, traduzindo-se, a este nível, na necessidade de desenvolver competências mais alargadas e diversas das anteriores.
O novo perfil e os novos modos de actuação do profissional da informação do século XXI requerem, naturalmente, uma formação também ela renovada e redireccionada para as problemáticas do campo científico em que se inserem as disciplinas teórico-práticas que dão suporte a uma área de conhecimento em consolidação, baptizada desde 1958 com o nome de Ciência da Informação.
Neste texto abordam-se as competências requeridas, nos tempos actuais, para o desempenho do profissional da informação, delineando-se um modelo formativo em consonância com uma configuração multifacetada ou poliédrica deste mesmo profissional.

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