Organização e representação temática da informação: uma análise das bases teórico-pedagógicas para a formação de profissionais da informação no Mercosul

José Augusto Chaves Guimarães, Jane Coelho Danuello, Pedro José Menezes

Resumo


Com a criação do Mercosul, os quarenta e três cursos de graduação em Biblioteconomia da região (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) implementaram, a partir de 1996, um trabalho conjunto de harmonização curricular por meio de encontros anuais que permitiram a definição seis grandes áreas de conteúdo com as respectivas ementas. No âmbito do subgrupo Tratamento temático da área curricular II - Organização e processamento da informação – verificou-se uma situação heterogênea entre as escolas, com predomínio de uma concepção mais tecnicista, centrada em ferramentas e produtos de indexação, levando à necessidade de um embasamento teórico mais geral na área de organização do conhecimento como suporte à investigação. Desse modo, realiza-se um resgate crítico dos trabalhos desenvolvidos na área de Tratamento Temático da Informação no âmbito dos quatro Encontros de Diretores / Docentes de Biblioteconomia do Mercosul havidos entre 1996 e 2002, procurando identificar a coerência intrínseca das discussões havidas e dos caminhos até então trilhados como elemento de planejamento para ações futuras, mormente para o delineamento de core contents que levem a propostas teórico-metodológicas para um core curriculum para a área.

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