A integração da informação e da documentação do ministério da educação – uma proposta para o século XXI

Anabela Mourato, Ana Luísa Viseu, Ermelinda Dias, João Pires, Júlia Serra, Lourenço Ferreira, Luísa Lacerda, Maria João Amante, Maria Elvira Evaristo, Paula Ochoa, Paulo J. S. Barata, Rosa Carvalho

Resumo


Apresenta-se, ao longo de quatro partes, o projecto, em curso no Ministério da Educação, visando a integração da informação e da documentação dos seus órgãos e serviços. Na primeira traça-se o enquadramento conceptual do projecto, equacionando a importância dos sistemas de informação como instrumentos de modernidade e de competitividade, geradores de qualidade, de eficiência e de eficácia dos serviços públicos. Na segunda, apresenta-se o SIDIME – Sistema Integrado de Documentação e Informação do Ministério da Educação que irá interligar cinco vertentes: as bibliotecas, com duas linhas de acção, uma relativa à documentação corrente (SIBE – Sistema Integrado de Bibliotecas da Educação) e outra à documentação com valor patrimonial (Biblioteca do Património Bibliográfico), os arquivos (Organização e Gestão Integrada dos Arquivos do ME), os museus (Rede de Núcleos Museológicos Escolares) e a informação para o exterior (Balcão Virtual do Ministério de Educação/Contact Center). Na terceira, desenvolve-se a filosofia subjacente ao SIBE, actualmente a face mais visível e o vértice mais dinâmico desta infra-estrutura, apresentando os seus objectivos e caracterizando as iniciativas congéneres ocorridas na década de 80. Na última parte, apresentam-se os benefícios previstos e as principais conclusões. De entre os quais se destacam: a criação de uma plataforma de entendimento mútuo e de trabalho conjunto entre os vários serviços; uma política documental comum; um catálogo colectivo on-line; a distribuição rápida e eficaz de produtos e serviços; a rentabilização comercial da informação disponível; a redução dos custos, resultantes da aquisição de documentos duplicados; a comunicação interna rápida e eficaz; a redução dos custos operacionais na prestação de serviços; o aumento da
comodidade no acesso à informação e do grau de satisfação de utilizadores e funcionários.

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