Novas Tecnologias da Informação no Arquivo Municipal de Lisboa

Inês Morais Viegas, Adelaide Brochado, Isabel Silva, Helena Neves, Vitória Pinheiro, Sara Loureiro

Resumo


Novas funcionalidades em desenvolvimento no AMLSB com vista a optimizar o Software em produção – X-Arq/Extended Archive – Solução Aplicacional concebida na lógica de sistema integrado de Gestão de Documentos de Arquivo.
Programa de Intervenção (em curso) na área da Gestão de Informação, centrado quer em sistemas construídos à medida das necessidades, quer na parametrização e adaptação de packages disponíveis:
1 – Sistema Integrado de Gestão de Sala de Leitura:
Implementação de Sistema para suporte a solicitações de consulta de documentação (Serviços da CML e público na Sala de Leitura).
Visa simultaneamente responder às necessidades identificadas na vertente Gestão operacional (controlo de leitores, requisições e pedidos de reprodução).
2 – Integração LISI/X-Arq:
Integração das soluções aplicacionais do Arquivo Fotográfico no Sistema X-Arq/Extended Archive de forma a viabilizar uma “plataforma” única de Tratamento, Gestão e Recuperação da Informação.
Compatibilização de dados da Base de Imagens LISI (descrição registo a registo sem normalização da descrição) com a descrição hierárquica multinível (PCD).
3 - INTERFACE WEBSEARCH:
Interface único p/consulta de documentação a partir da totalidade da bases de dados existentes na Divisão de Gestão de Arquivos.
Compreende duas componentes:
1 – Interface WebPesquisa – consulta on-line da documentação tratada e gerida na Aplicação X-Arq/Extended Archive.
2 – Interface Web-Requisição – sistema de requisições e respectiva gestão via Web.
4 - Sistema de Informação ao Leitor: Portal do AMLSB:
Site p/consulta on-line (externa e interna) de documentação e acesso a informação relativa a actividades desenvolvidas, caracterização dos serviços, condições de acesso, divulgação de eventos, e catálogo de publicações disponíveis p/venda.
Acesso à informação por intermédio de conteúdos temáticos e/ou selecção de determinados pontos de acesso sendo possível navegar por meio de link’s num ambiente de interactividade apelativo para o utilizador.
Integra Informação de todas as bases de dados em produção nos diversos pólos de Arquivo (Área Arquivo e Biblioteca).

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.