Criação do sector de Ciências Documentais e proposta de aquisição bibliográfica : biblioteca da UAL

Catarina Figueirinha, Manuel Moreno

Resumo


Apresentam-se um projecto efectuado no âmbito das necessidades de informação da comunidade de utilizadores do Curso de Especialização em Ciências Documentais da Universidade Autónoma de Lisboa e da observação directa da situação existente na biblioteca da UAL.
A criação de um sector específico para o CECD quis reunir, num mesmo espaço – estrategicamente situado – a respectiva documentação que, pela sua multidisciplinaridade e pelo facto de estar organizada segundo a Classificação Decimal Universal era dificilmente acedida. Assim sendo, abandonou-se a CDU e criou-se uma nova classificação, tendo em conta, entre outros elementos, os conteúdos programáticos do CECD. Neste sentido, foram também exigidas algumas alterações nos registos bibliográficos dos referidos documentos.
Uma vez efectuada esta mudança, o segundo projecto visou alterar quantitativa e qualitativamente e de forma criteriosa, a documentação então existente, de forma a torná-la mais abundante mas também mais actualizada e pertinente para os utilizadores, à luz das bibliografias recomendadas para o CECD. Por último, desenhou-se uma futura política de aquisições bibliográficas para a instituição e conclui-se da necessidade de uma continuidade e complementaridade de projectos semelhantes, nomeadamente de indexação, para a evolução e adequação dos serviços de recuperação da informação da biblioteca noutras áreas do saber, estando já em curso um projecto semelhante para a área de Direito.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.