O espaço das bibliotecas na Intranet: o caso do Centro Hospitalar de Coimbra

Ana Maria Eva Miguéis

Resumo


As tecnologias da informação têm sofrido grandes modificações nos últimos anos, introduzindo alterações importantes no quotidiano das instituições, alterações essas, que se traduzem na criação, acesso e manuseamento mais fácil e rápido da informação e, ao mesmo tempo, num controlo mais eficaz da mesma.
As organizações hospitalares têm procurado acompanhar esta tendência desenvolvendo sistemas compatíveis de informação em saúde, que propiciem o incremento da qualidade nos cuidados de saúde, e a divulgação dos seus serviços, enquanto estrutura aberta ao exterior.
É nesta conjuntura que surge a Intranet. A Intranet vem simplificar significativamente o acesso e a utilização dos recursos informáticos e de comunicação, funcionando como um interface para as aplicações e informação dentro da organização. No Centro Hospitalar de Coimbra foi implementada uma Intranet que tem funcionado como espaço privilegiado de comunicação no interior desta instituição. As bibliotecas dos seus hospitais integrados têm colaborado neste processo, procurando divulgar os seus serviços e disponibilizar os seus recursos.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.