As Instituições de Arquivo e Documentação na Nova Sociedade do Conhecimento - a experiência do Núcleo de Informação da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ

Paula Xavier Santos, Ivone Pereira Sá

Resumo


O Núcleo de Informação em História das Ciências Biomédicas e da Saúde é criado no Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) da Casa de Oswaldo Cruz (COC) como reflexo de mudanças na forma de abordar o acesso e a disseminação da informação na Instituição.
As atividades desenvolvidas pelo Núcleo ao longo dos seus três anos de existência vêem somar-se à outras ações promovidas pelo DAD neste mesmo sentido. Tais iniciativas compreendem a criação de serviços como o DSI - Disseminação Seletiva da Informação, o desenvolvimento do projeto de pesquisa "Estudos de Usuários dos Acervos do DAD", a construção de vocabulário controlado para indexação do acervo arquivístico, a disponibilização na Internet dos instrumentos de pesquisa, entre outras.
A estória que será contada relata a experiência do Núcleo de Informação, bem como os esforços e obstáculos enfrentados na tentativa de responder com maior qualidade às novas demandas em relação ao acesso, uso e disseminação da informação. No entanto, vale ressaltar, que esta não é uma estória particular, podendo assumir um caráter representativo das Instituições de mesma natureza que têm percorrido caminhos semelhantes. À partir do relato da experiência do Núcleo, o que se espera é promover o debate em relação às questões centrais de acesso e disseminação da informação em arquivos e o uso das novas tecnologias.
Trazendo para esta discussão um cenário ainda mais amplo, a primeira parte deste trabalho, traça uma correspondência entre as mudanças implementadas nas Instituições de Arquivo e as premissas que o estabelecimento de uma sociedade da informação e as novas tecnologias passam a apontar. Será apresentado o desenvolvimento do Núcleo de Informação e as estratégias implementadas para acesso e disseminação da informação no DAD.
Portanto, sabendo que esta estória pode ser comum à tantas outras Instituições que estão no mesmo caminho, pretendemos contribuir através do intercâmbio de informações e experiências, para o desenvolvimento da área da Arquivologia.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.