O usuário remoto de uma biblioteca acadêmica

Angela Maria Belloni Cuenca, Maria do Carmo Avamilano Alvarez, Maria Lucia Evangelista de Faria Ferraz, Vanda Lucia Garbin

Resumo


Os avanços tecnológicos trouxeram para as bibliotecas o desafio de atender às necessidades de informação de um novo tipo de usuário - o usuário remoto. Com o objetivo de conhecer esse usuário, no contexto acadêmico, foi realizado estudo para saber como a internet é usada, definindo-se quais os tipos de usuários, necessidades de informação e qual a demanda temática. Foram analisadas 314 mensagens eletrônicas recebidas pela Biblioteca/CIR: Centro de Informação e Referência em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil), no período de agosto de 1999 a agosto de 2000. Dentre os resultados obtidos os principais foram: a grande maioria dos usuários remotos da Biblioteca são do próprio país, no caso o Brasil (91,7%). Destes, 41,7% são do Estado de São Paulo e 27,4%, da cidade de São Paulo. Quanto à categoria, a área acadêmica deteve a maior demanda dos serviços remotos (46,2%), sendo 30,5% de alunos e 5,7% de professores. Quanto ao tipo de demanda, a busca de assuntos liderou os pedidos com 51,6%, seguido de serviços de comutação bibliográfica, com 18%. Os assuntos mais procurados foram os da área de atuação da Biblioteca - saúde pública -, com 66,8%, segundo a categoria SP do DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, da Bireme (Sistema Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde). Outras categorias do DeCS foram objeto de procura, como a categoria C (Doenças), com 14,5%. As questões foram qualificadas como "simples", "de média complexidade" e "complexas". Para respostas às questões simples, a disponibilização de um serviço de resposta a "Perguntas Freqüentes" (FAQ "Frequently Asked Questions") no web site da Biblioteca poderia melhor atender às necessidades do usuário remoto. Para as demais, a especialização do bibliotecário na área da saúde e a integração da biblioteca com especialistas, devem ser considerados visando o melhor desempenho no atendimento do usuário remoto de bibliotecas acadêmicas.
Palavras-Chave: Usuário remoto; Tecnologia em bibliotecas

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