Projeto de Conservação Preventiva para a Digitalização de Projetos Originais do Arquiteto João Vilanova Artigas

Eliana Azevedo Marques

Resumo


O acervo de projetos originais do SBI/FAU/USP é considerado um dos mais importantes para a memória da Arquitetura Brasileira, pois é constituído pelas obras dos maiores arquitetos, brasileiros e estrangeiros, que trabalharam no Brasil desde o início do século como Ramos de Azevedo, Gregori Warchavchik, Jacques Pilon, Victor Dubugras, Rino Levi, Carlos Millan, João Batista Vilanova Artigas, Abelardo Sousa, Marcelo Fragelli, Oswaldo Bratke, Joaquim Guedes dentre outros. Ressalta-se a importância desse material armazenado como fonte primária de pesquisa em geral, notadamente em reformas e restaurações de edificações, muitas vezes tombadas pelo Patrimônio Histórico. Os projetos serviram de suporte no aprimoramento de informações - importantes bibliografias foram realizadas a partir desse acervo – e contribuiu em inúmeras exposições como a Bienal de Arquitetura, Galerias de Arte e Museus.
A VITAE - Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social tem se mostrado sensível ao problema da conservação desses documentos originais, preservando-os do constante manuseio o que causa a deterioração física e química do suporte. O primeiro auxílio foi concedido em 1986 pela Vitae para o projeto denominado: “Proposta para Duplicação de Projetos Arquitetônicos da FAUUSP”. Esse projeto possibilitou o acesso dessa documentação aos alunos, professores e pesquisadores não só da FAU como também de outras instituições nacionais, culminando com a publicação em 1988 do “Catálogo dos desenhos de arquitetura da Biblioteca da FAUUSP”.
O SBI/FAU/USP, pretendendo dar continuidade a esse processo de conservação da memória da arquitetura brasileira, e frente às novas técnicas que possibilitam uma maior divulgação e consequentemente maior acesso às informações contidas neste material, solicitou novo auxílio à Vitae para a higienização e acondicionamento das fotografias e a conservação e digitalização dos desenhos originais do arquiteto Vilanova Artigas, um dos idealizadores do curso de Arquitetura da FAUUSP e autor do prédio dessa faculdade no campus do Butantã – São Paulo – Brasil.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.